16 de janeiro de 2012

Nacer Khemir - Baba Aziz (2005)


França/Alemanha/Irã/Tunísia/Reino Unido | Nacer Khemir | 2005 | Fantasia | IMDB 
Árabe | Legenda: Português
  96 min | 750 Mb

Baba Aziz / O príncipe que contemplava sua alma
Um poema visual de enorme beleza, uma obra de arte de Nacer Khemir, Baba Aziz encerra a trilogia do deserto (clique para ver o primeiro e o segundo da trilogia). O filme inicia-se com a estória de um dervixe chamado Baba Aziz e sua neta espiritual, Ishtar. Juntos, percorrem o deserto atrás de uma grande reunião de dervixes que ocorre uma vez a cada 30 anos. Tendo a fé como único guia, os dois viajam por vários dias pela imensidão. Para ajudar a suportar a viagem, Baba Aziz passa a contar estórias do príncipe do deserto que contemplava sua alma ao lado de uma pequena piscina. No decorrer da narrativa, os viajantes encontram outros que também contam suas estórias.Repleto de imagens maravilhosas e belíssima música, Nacer Khemir criou uma fábula inédita e encantadora filmada nas areias da Tunísia e do Irã. O roteiro desse filme foi escrito pelo próprio Khemir, em parceria com Tonino Guerra, autor de diversos roteiros de grande sucesso (Amarcord, Night of the Shooting Stars, Blowup, entre outros).

Prêmios: Festival de Fajr (2005), Festival de Muscat (2006) e Kazan Golden Minbar (2007). Seleção Oficial dos festivais de Locarno e Vancouver. 



Crítica

Produzido em 2004, ou seja, 20 anos após o primeiro filme da série, marca um retorno do Khemir cineasta, após alguns anos de ausência, período em que o diretor se dedicou a outras atividades artísticas. Baba Aziz tem forte influência do formato narrativo das Mil e uma noites, no qual Khemir cultua e cultiva ainda mais profundamente a cultura árabe clássica. Ao mesmo tempo, permite-se uma transposição para o novo e estabelece uma porta para a compreensão – e para a falta dessa – em torno do árabe contemporâneo, essencialmente após os acontecimentos de 11 de setembro de 2001. Em diferentes entrevistas dadas por Khemir por ocasião do lançamento do filme, ele deixa claro o seu desejo de mostrar a beleza da cultura árabe, sua riqueza de características muito viva e presente. Além disso, salienta de forma sutil que a cultura árabe islâmica é uma cultura de paz e de encontro, podendo o sufismo ser um elo que une ainda outras culturas e línguas. Como bem descreveu o professor Michel Sleiman ao comentar o filme Baba Aziz, tal “inova no tratamento dos temas do sufismo, explorando de maneira fresca a relação mestre-discípulo, ao colocar um velho e uma menina criança, afirmando ser a menina ‘antiga de espírito’, embora tão nova na idade. Inova também por incluir o feminino na busca da sabedoria e da união com o divino, descerrando a cortina do machismo histórico”. 

Embora tenha sido finalizado em 2004, Baba Aziz foi lançado somente em 2008, tendo atingido um número bastante elevado de exibições em diferentes salas de cidades dos EUA e da Europa, fato inédito para uma produção independente. Nesse sentido, há que se salientar o excelente trabalho do TypeCast, um distribuidor especial de filmes independentes que representam culturas que normalmente encontram pouca visibilidade e são pouco exploradas pelo cinema moderno. Com cenários exuberantes, cheios de cores e sabores, Baba Aziz traz a possibilidade da vida na morte e do renascimento em todos os momentos.

Fonte: http://www.icarabe.org/mostras/mundoarabe2009/apresenta2.htm






Por favor, semeie! Semear é muito importante para que outras pessoas tenham acesso ao filme. 
 
Créditos da postagem a Lília, no MakingOff.


6 comentários:

Yolanda Corte Real disse...

Boa tarde.
Não tem o torrent, o link direto do Mega está off.
Obrigada
Yolanda

Tiago Suavenave disse...

Estou aqui para baixar a segunda vez o mesmo filme... terminei de fazer o download via torrent hj a tarde e acabei excuindo o video acidentalmente. Pense numa raiva.

Anônimo disse...

Já assisti este filme várias vezes e acho-o fabuloso. Tem uma bela mensagem! Dá uma bela abordagem do Islão/Sufismo. Recomendo.

Cine África disse...

Olá, Yolanda! Todos os links do Mega estão off, pois o site foi fechado. Mas o torrent está funcionando normalmente, tente fazer o download por ele. Um abraço!

Cine África disse...

Olá, Yolanda! Todos os links do Mega estão off, pois o site foi fechado. Mas o torrent está funcionando normalmente, tente fazer o download por ele. Um abraço!

Morena Flor disse...

eu comecei a ver pelo youtube http://www.youtube.com/watch?v=QN8T1A8K3qg&list=PL883BB9C2B5534C8D&index=13&feature=plpp_video

o audio esta em espanhol, mas da para acompanhar :))