12 de outubro de 2012

José (Zegó) Augusto Nhantumbo - Muvart (2005)


Moçambique | José (Zegó) Augusto Nhantumbo | 2005 | Documentário
Língua: Português
  52 min | 414 MB
Muvart
MUVART (Movimento de Arte Contemporânea de Moçambique) é uma associação de jovens artistas que reclama uma ruptura com as formas tradicionais de artes plásticas. Pela primeira vez, os artistas da MUVART foram convidados a participar numa feira internacional de arte contemporânea. A preparação dessa exposição é o pretexto para descobrir o quotidiano desses jovens artistas numa sociedade em mutação e crescimento.





Sobre Muvart

“A arte em Moçambique precisa de se afirmar como instrumento fundamental e interveniente na sociedade. (…) É urgente alargar o número de apreciadores interessados pela arte, abrir novos horizontes em relação a novas formas de práticas artísticas e estender este esforço para além da cidade capital” Manifesto MUVART - 2003 (Blog do Muvart)

O Muvart foi criado em 2002 por artistas nacionais que vinham de diferentes esferas de formação artística e com percursos muito particulares. Pretendiam problematizar sobre uma arte plural que não fosse submissa às normas e regras que até aí pautavam as artes visuais em Moçambique.
Estes artistas reuniram esforços e fortaleceram a produção, sensibilização e teorização da arte contemporânea em Moçambique buscando sobretudo a aglutinação de energias junto às instituições de arte na cidade de Maputo.
Tinham alguns objectivos em comum: dar visibilidade à nova produção e aos novos artistas que se apresentavam em diferentes contextos no país, aproximando-os da região e do Mundo.
Mantiveram-se as diferenças e as individualidades de produção entre os artistas do grupo, permitindo que cada um trilhasse um território próprio, mantendo a perspectiva de criação do Movimento, onde se aglutinam dimensões metafísicas que se manifestam através de formas e cores num lugar próprio do aqui e agora: da figuração para a abstracção, do lírico à matemática, da alma para a matéria, da individualidade para a totalidade. Em suma, tudo aquilo em que se resume a inquietação permanente do Muvart.
O Muvart traz propostas que dialogam com o panorama contemporâneo global e, acima de tudo, reivindica uma arte global e transnacional.
(Fonte)

Baixar torrent

Por favor, semeie! Semear é muito importante para que outras pessoas tenham acesso ao filme.

Agradecimentos do Cine África a José Rivair e mfcorrea.

3 comentários:

Guilhermebh disse...

Aline, vc editou o torrent do Correia ou está com o que vc tinha criado?

Anônimo disse...

fico feliz saber que esta minha primeira obra ainda vive depois de 10 anos.acho que valeu a pena fazer este filme
zego

Cine África disse...

Também ficamos feliz, Zegó! Parabéns pelo lindo documentário e obrigada pela sua mensagem. Abraços!