28 de julho de 2011

Souleymane Cissé - Yeelen (1987)


Mali/Burkina Faso/França/Alemanha Oriental/Reino Unido | Souleymane Cissé | 1987 | Drama/Fantasia | IMDB 
Bambara/Francês | Legenda: Inglês (hardsub)/Português/Espanhol/Russo
105 min |
740.2 Mb

Yeelen / A luz

Dotado de poderes mágicos, um jovem parte em busca de seu tio para pedir ajuda em uma luta contra seu pai, um feiticeiro que o havia abandonado e agora procura a morte do próprio filho.  

"O argumento surgiu em um momento de tensão, a todos os níveis. Por causa do medo de perder tudo. No Mali, como em toda a parte, as pessoas já não se reconhecem. Que cultura escolher? O que se possui na realidade? O que não se possui? Podemos ter a impressão de que um cataclismo se abateu sobre o continente africano... ambientei a história a dez séculos atrás para que os jovens reencontrem a noção profunda de sua cultura."
Souleymane Cissé (Fonte)
 








 Por favor, semeie! Semear é muito importante para que outras pessoas tenham acesso ao filme.
 

6 comentários:

Paulo David disse...

Excelente filme do mestre Souleymane Cissé. Gostei muito do fato de o filme estar ambientado longe de qualquer contexto influenciado pela "civilização" ocidental. É pura cultura africana o que vemos nesse filme. Admiro muito esse modo de viver um tanto "simples" mas em maior conformidade com a natureza. Belissimo filme. Obrigado.

Cine África disse...

Olá, Paulo! Obrigada pelo comentário, não deixe de conferir os outros filmes do Cissé aqui no blog. Um abraço!

VZ disse...

Sou inexperiente por aqui... baixei conforme orientacao mas a legenda esta em ingles. Pretendo usar o filme em sala de aula. sabem dizer se ha legendas em portugues?
grato,
zamparoni.

Cine África disse...

Olá, VZ.
O filme vem com uma legenda embutida em inglês, mas está acompanhado de outras legendas em arquivos separados. O arquivo da legenda em português se chama "Souleymane Cisse - Yeelen (1987).srt". Para assistir com ela, depende do programa que você está usando (windows media player classic, bs player, entre outros). Tente habilitar as legendas nas opções do seu programa, ou mesmo arrastar a legenda da pasta para a tela de reprodução. Se continuar com problemas, me diga qual programa está usando e tentarei ajudar.
Um abraço!

Nelson.Horo disse...

Feliz encontro. Foi excelente conhecer este filme, este cultura e, ao mesmo tempo, lamentando o que venho perdendo, um tanto vexado de não ter conhecido antes.

Unknown disse...

Gostaria muito de ver esse filme, ainda esta disponível? Morei no Mali por algum tempo