10 de julho de 2011

Belo Horizonte - Mostra de cinema árabe



A Casa Una de Cultura escolheu como tema para sua programação de julho a cultura árabe, a fim de proporcionar ao público uma oportunidade para conhecer um pouco mais da história e da cultura desta região. Fará parte da programação a prestigiada “Mostra de Cinema Árabe”, que já esteve em exibição em Brasília e São Paulo durante o mês de junho. As exibições serão gratuitas e ocorrerão entre os dias 9 e 16 de julho.

Segundo a curadora da Casa Una, Izadora Fernandes, a principal característica da produção cinematográfica árabe é o fato de privilegiar um cinema feito por pessoas, com histórias muito ricas. “Esses filmes são feitos com a clareza de que o mercado cinematográfico é uma conseqüência e não uma meta. É um cinema feito a partir da necessidade de expressar idéias e desejos”, ressalta.

A mostra reúne nove filmes, produções recentes, que tratam de questões cotidianas, vivenciadas pela sociedade dos sete países representados: Argélia, Egito, Emirados Árabes, Marrocos, Palestina, Síria e Tunísia. São obras da nova geração de cineastas, aclamadas pela crítica internacional, e que fizeram parte dos principais festivais mundiais – Cannes, Sundance, Toranto, Veneza e Berlim -, selecionadas por Nágila Guimarães, Dora Bochoucha e Lina Menzli, curadoras da mostra.

Entre as produções premiadas: Cidade da Vida (2009), de Ali Mostafa, primeiro filme dos Emirados Árabes a ser distribuído nacional e internacionalmente; Outra Vez (2009), de Joud Said, o mais jovem diretor sírio a concluir um longa-metragem; Microfone (2010), de Ahmad Abdallah, primeiro filme egípcio a receber o prestigioso prêmio The Golden Tanit do festival de Cartago 2010; e Fora da Lei (2010), de Rachid Bouchared, filme indicado ao Oscar 2011 de melhor filme estrangeiro.

As mulheres também marcam presença na mostra. Será apresentado Salt of this Sea (2008), primeiro longa-metragem de Anne-Marie Jacir, que estréia no festival de Cannes; Um a Zero (2009), de Kamla Abu Zekri, campeão de bilheteria no Egito e festivais internacionais.
Em Belo Horizonte, a Mostra de Cinema Árabe exibirá também o documentário, VHS Khaloucha (2006), de Néjib Belkadhi, a história hilária de um cineasta amador que produz longa-metragens em VHS.

Confira a programação completa: programacao_mostra_cinema_arabe

Nenhum comentário: