10 de junho de 2011

Zola Maseko - Drum (2004)


África do Sul/EUA/Alemanha | Zola Maseko | 2004 | Drama/Suspense | IMDB
Inglês/Africâner | Legenda: Português
  94min | 1,1 Gb
Drum - Gritos de revolta
Drum é um filme sobre a vida de Henry Nxumalo, jornalista de investigação famoso nos anos 50 em Sophiatown, bairro símbolo da resistência cutltural em Joanesburgo. Ele trabalha em uma revista negra da moda, Drum, verdadeira arma de mídia na época. Durante esta época, toda uma geração de autores, críticos, músicos e jornalistas exigentes sul-africanos surgiu e se expressou nessa resistência. Henry Nxumalo arriscou a vida denunciando as condições de tratamento dos negros que viveram e trabalharam durante os anos de segregação, apesar do assédio constante por parte das autoridades. 
Foi o primeiro longa metragem do diretor. Originalmente, foi concebido para ser uma série de 6 episódios chamada Sophiatown Short Stories, mas por falta de orçamento, foi convertido em um filme. Com exceção dos dois protagonistas, interpretados pelos atores norte-americanos Taye Diggs e Gabriel Mann, a maior parte do elenco é formada por atores sul-africanos. O ator Lindane Nkosi faz o papel de Nelson Mandela.


Prêmios:
Best South African Film - Durban International Film Festival
FIPRESCI Prize - Zanzibar International Film Festival, 2005
Grand Prize: Etalon de Yennega - Panafrican Film and Television Festival of Ouagadougou, 2005

Sobre o diretor
Zola Maseko nasceu em 1967 no exílio, mas nos finais dos anos 1980 junta-se à facção armada do ANC na luta contra o regime sul-africano do apartheid. Depois de estudar cinema e televisão no Reino Unido regressa à Africa do Sul, onde realiza “The Foreigner” (1994), a sua primeira curta-metragem de ficção que aborda a xenofobia no seu próprio país. Seguem-se dois documentários sobre Sarah Baartman, a mulher que ficou conhecida como a Vénus Hotentote, uma história cruel do século XIX sobre racismo e exploração. “A Drink in the Passage” (2002) assinala a consagração de Maseko no FESPACO, onde recebe o prémio especial do júri, mas é com “Drum” (2004) que recebe o seu prémio máximo, o Garanhão de Ouro de Yennenga.
Fonte
 



Por favor, semeie! Semear é muito importante para que outras pessoas tenham acesso ao filme.

2 comentários:

Denise disse...

O link indicado foi removido.

Denise disse...

Vocês possuem outro link para indicar?