4 de novembro de 2011

Moustapha Akkad - Lion of the Desert (1981)


Líbia/EUA | Moustapha Akkad | 1981
Drama/Guerra | IMDB
Áudio: Inglês | Legendas: Português
156 min | 1,34 Gb

Lion of the desert / O leão do deserto
Em 1922, com a ascenção de Mussolini e dos fascismo, a Itália como as outras potências européias, procuram aumentar suas zonas de comércio e exploração na África. A Itália volta os olhos para a Libia, onde iniciam uma grande guerra contra o povo local que resiste bravamente contra as forças modernas italianas. Os beduinos comandados pelo lider local Omar Mukhtar iniciam uma grande batalha pra expulsar as tropas italianas, que cada vez mais investem em armas e massacram o povo libiano.

O filme foi dirigido por Moustapha Akkad e financiado pelo governo da Líbia (Muammar al-Gaddafi) Lançado em Maio de 1981, o filme foi apreciado pela crítica porem arrecadou apenas US$ 1 milhão de dólares tendo sido um desastre financeiro.
As autoridades italianas proibiram o filme, em 1982, porque, nas palavras do primeiro-ministro Giulio Andreotti, que era "prejudicial para a honra do exército". O último ato de intervenção do governo contra o filme foi em 7 de abril 1987, em Trento, depois, os deputados da Democracia Proletária solicitou ao Parlamento para mostrar o filme na Câmara dos Deputados.
O filme foi finalmente transmitida pela televisão na Itália pela Sky Itália, em 11 de junho de 2009 durante a visita oficial à Itália de Muammar al-Gaddafi.



Baixar legendas

Por favor, semeie! Semear é muito importante para que outras pessoas tenham acesso ao filme.

Créditos da postagem a frog, no MakingOff.

Nenhum comentário: