25 de novembro de 2012

Angola | Maria João Ganga | 2004 | Drama
Língua: Português | Legendas: Inglês |
IMDB
  90 min | 1,08 Gb
Na cidade vazia
Em 1991, um grupo de crianças refugiadas de guerra, acompanhadas por uma freira, seguem num vôo rumo a Luanda, capital de Angola. Ao chegarem ao aeroporto, N’dala, um menino de 12 anos, consegue fugir do grupo e procura encontrar uma forma de voltar à sua aldeia, onde pretende reencontrar os pais, que estão mortos. Em sua jornada, entra em contato com diferentes personagens que, cada um a seu modo, experimentam as vivências da grande cidade, em meio à conturbada situação política de Angola e os efeitos da guerra para seus habitantes.
É o primeiro filme feito por uma mulher angolana, o segundo feito em Angola após a guerra.

23 de novembro de 2012

Ababacar Samb-Makharam - Et la neige n'était plus... (1965)

Senegal | Ababacar Samb-Makharam | 1965 | Drama
Língua: Francês 
22 min | 119 Mb

E não havia mais neve... / Et la neige n'était plus...
Um jovem bolsista senegalês regressa da França. O que ele aprendeu? O que ele esqueceu? Que caminho ele irá escolher para o contato com as novas realidades africanas? Os problemas que se colocam na juventude africana expostos com franqueza, coragem e humor.  

6 de novembro de 2012

RJ - Mostra Nollywood




A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 06 a 18 de novembro de 2012, a mostra “Nollywood – O caso do cinema nigeriano”, com uma seleção de filmes produzidos pela indústria filmográfica da Nigéria, que este ano completa oficialmente 20 aniversários.

A programação da Mostra inclui sessões de 11 longas-metragem, representantes de diferentes momentos da indústria nigeriana, além do documentário norte-americano This is Nollywood

Somam-se aos filmes 4 mesas de debate com a presença de alguns dos profissionais mais expoentes de Nollywood – Zeb Ejiro, Bond Emeruwa, Kunle Afolayan, Mahmood Ali-Balogun e Emem Isong.
Através dos filmes e palestrantes selecionados, a Mostra oferece ao público um panorama histórico das expressões e práticas de Nollywood, desde o clássico Living in Bondage – obra de 1992 que marca o início da indústria – até Tango With Me – grande produção recentemente em cartaz em cinemas da Nigéria e Europa. Todos os filmes são inéditos no Brasil.

Confira a programação e mais informações aqui: http://pragaconexoes.com/mostranollywood/


MS - Mostra de Cinema Afro-Brasileiro

A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul, através do Museu da Imagem e do Som, apresenta de 19 a 23 de novembro, sempre com entrada franca, a mostra “Cinema Afro-Brasileiro”.

Confira outras informações e a programação aqui: http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=96057