16 de janeiro de 2012

Nacer Khemir - Baba Aziz (2005)


França/Alemanha/Irã/Tunísia/Reino Unido | Nacer Khemir | 2005 | Fantasia | IMDB 
Árabe | Legenda: Português
  96 min | 750 Mb

Baba Aziz / O príncipe que contemplava sua alma
Um poema visual de enorme beleza, uma obra de arte de Nacer Khemir, Baba Aziz encerra a trilogia do deserto (clique para ver o primeiro e o segundo da trilogia). O filme inicia-se com a estória de um dervixe chamado Baba Aziz e sua neta espiritual, Ishtar. Juntos, percorrem o deserto atrás de uma grande reunião de dervixes que ocorre uma vez a cada 30 anos. Tendo a fé como único guia, os dois viajam por vários dias pela imensidão. Para ajudar a suportar a viagem, Baba Aziz passa a contar estórias do príncipe do deserto que contemplava sua alma ao lado de uma pequena piscina. No decorrer da narrativa, os viajantes encontram outros que também contam suas estórias.Repleto de imagens maravilhosas e belíssima música, Nacer Khemir criou uma fábula inédita e encantadora filmada nas areias da Tunísia e do Irã. O roteiro desse filme foi escrito pelo próprio Khemir, em parceria com Tonino Guerra, autor de diversos roteiros de grande sucesso (Amarcord, Night of the Shooting Stars, Blowup, entre outros).

Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa



O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, de 9 a 20 de Maio de 2012.

As inscrições para a Selecção Oficial Competitiva de Cinema de Expressão Portuguesa encontram-se abertas até ao dia 31 de Janeiro de 2012 e abrangem filmes inéditos (curtas e longas-metragens de ficção, animação e documentário), produzidos entre 31 de Janeiro de 2010 e 31 de Janeiro de 2012. 
Os interessados devem enviar uma cópia do filme em formato digital (DVD) para visionamento da comissão de pré-seleção, acompanhada de ficha de inscrição devidamente preenchida, e de todos os materiais referenciados no Regulamento disponível no site oficial do festival:
 
www.festin-festival.com